top of page
Buscar

Evitar fumar pode auxiliar na sua saúde!


Você sabia? A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o cigarro como a principal causa de morte evitável do mundo. O tabagismo é considerado um fator de risco para Doenças Reumáticas como Artrite Reumatóide e Lúpus.


As toxinas presentes na fumaça do cigarro induzem a produção de anticorpos específicos presentes na Artrite Reumatóide, desencadeando um processo inflamatório que inicia-se nos pulmões e evolui acometendo as articulações. Dessa forma, o tabaco pode trazer à tona a doença em indivíduos geneticamente predispostos.


No Lúpus Eritematoso Sistêmico, o fumo causa lesões das células, expondo seus constituintes nucleares que induzem a formação de auto anticorpos, os quais atacam as células normais do organismo. O tabaco também piora a doença na medida em que reduz a eficácia dos medicamentos usados no seu tratamento.


Os ossos também sofrem com a exposição ao tabaco, pois ele estimula a reabsorção óssea (reduzindo a massa óssea), enquanto inibe a sua formação (reposição de ossos novos), levando ao aumento do risco de Osteoporose e de fraturas por fragilidade.


Propague essas informações, propague saúde! NÃO FUME.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page