top of page
Buscar

Lúpus Eritematoso Sistêmico



O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta, geralmente em meses, ou rapidamente, neste caso em semanas.


💜 O Lúpus pode ser cutâneo, em que apenas a pele é afetada, podendo apresentar manchas na pele, de caráter avermelhado, ou Lúpus Eritematoso Sistêmico, quando um ou mais órgãos internos são acometidos. Alguns sintomas gerais da doença são febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros sintomas podem aparecer dependendo de qual órgão ou região o Lúpus está acometendo, como por exemplo, dores nas juntas, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas renais.


👩 O Lúpus pode ocorrer em qualquer idade, raça e sexo, sendo as mulheres mais acometidas pela doença, principalmente na faixa etária de 20 a 45 anos.


🇧🇷 Só no Brasil as estimativas indicam que existem cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Por essa razão, a doença é considerada comum entre os reumatologistas.


O tratamento da pessoa com LES é individualizado, voltado para o tipo de manifestação apresentada, envolvendo uso de medicamentos para levar à remissão da doença e, posteriormente, para manter o paciente fora de atividade de doença, além, é claro, de um estilo de vida saudável!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page