Síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren é uma doença crônica que ocorre por alteração do funcionamento do sistema imunológico, o que leva à inflamação, principalmente acometendo as glândulas lacrimais e salivares, causando secura dos olhos e da boca.

👩 As mulheres são mais acometidas, especialmente na faixa etária de 40 e 60 anos, porém a síndrome pode ocorrer em qualquer idade e gênero. Vale ressaltar que os pacientes com outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico são mais propensos a desenvolverem a síndrome.

Os principais sintomas observados são olhos secos e/ou boca seca. Geralmente os olhos se manifestam com sensação de areia, dor e queimação. Já a boca seca, pode levar à dificuldade de mastigar e engolir alimentos sólidos como pães, biscoitos, carnes e frutas.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para auxiliar quanto à secura dos olhos e da boca.

É importante sempre umidificar o ambiente, sempre lembrar-se de piscar quando estiverem muito concentrados, alterar o posicionamento de telas de televisão, computador e celular em posições mais baixas que a altura dos olhos, além de sempre ser válido fazer consultas regulares ao reumatologista e oftalmologista. Com relação à secura bucal, a avaliação com o dentista é recomendada a cada 6 meses, dado que a diminuição da saliva é relacionada ao aumento na incidência de cáries. A higienização e escovação correta dos dentes com pastas que contenham Xylitol ajuda na produção de saliva. Prefira a água de torneira filtrada ao invés da água mineral engarrafada (a água de torneira é tratada com flúor, portanto auxilia na proteção do dente e possui pH ideal). A alimentação também é importante.

A Síndrome de Sjögren necessita de acompanhamento por tempo indeterminado. Embora não exista cura, é possível alcançar um controle da doença, principalmente quando o diagnóstico é precoce.

Sendo assim, é sempre válido estar em dia com suas consultas e sempre prestar atenção na sua saúde.