top of page
Buscar

Vida sexual e doenças reumáticas


A disfunção sexual é a incapacidade de sentir satisfação durante o sexo, o que compromete o desejo, a excitação ou o orgasmo, resultando em menor qualidade de vida, baixa autoestima, depressão, ansiedade e prejuízo nas relações.


Além disso, as doenças crônicas podem levar ao desinteresse sexual por baixa autoestima ou preocupação quanto à imagem corporal.


Apesar do impacto das doenças crônicas sobre a função sexual, sabe-se entretanto que dores, rigidez, ressecamento de mucosas, fadiga, incapacidade funcional, alterações hormonais, ansiedade, depressão, imagem corporal negativa, autoestima reduzida, baixo libido e efeitos adversos de tratamentos medicamentosos afetam sobremaneira a vida sexual.


A artrite reumatoide, por exemplo, por levar à inflamação e destruição progressiva das articulações pode influenciar sobre aspectos da vida sexual do paciente, além de fatores psicológicos.


O seu médico aborda sexualidade na consulta? É papel do médico reumatologista, além do diagnóstico e tratamento das doenças reumatológicas ter como objetivo a melhora da qualidade de vida dos pacientes de maneira global.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page